Outubro Rosa: Mulheres buscam perucas especiais para recuperar a autoestima

Os modelos de alto padrão são confeccionados com cabelo 100% natural humano, antialérgico e podem ser pintados ou cortados para se harmonizar ao rosto de cada cliente

As perucas estão sendo utilizadas cada vez mais para mudar o visual, no entanto também melhoram a autoestima de mulheres que perderam os cabelos na luta contra um câncer. Lisas, Cacheadas, de diversos tons e comprimentos, as perucas para pessoas em tratamento oncológico necessitam ainda de mais alguns cuidados na confecção e representam mais do que uma preocupação com a aparência.

Há 20 anos no mercado, a Crown Wigs se especializou no atendimento às mulheres que estão passando por este momento. No ateliê em São Paulo, cada cliente tem horário marcado e individualizado para escolher o modelo que mais se adequa ao cabelo natural – uma vez que muitas pacientes preferem passar por esse momento sozinhas ou acompanhadas apenas pela família.

Confeccionadas com cabelo natural humano e de fios selecionados com altíssima qualidade, cada modelo custa entre R$ 3,5 mil a R$ 6,5 mil e, além de não precisar de cola ou adesivos para fixação e respeitar o couro cabeludo que fica mais sensível nesse período, os modelos podem ser cortados, pintados, tingidos, passar por processo de mechas, permanente ou outros procedimentos para que a cliente fique satisfeita com a aparência – que nesse momento têm importância fundamental para o bem estar durante o tratamento.

Apesar da possibilidade de mudar o visual, o que acontece é justamente o contrário. A maioria das mulheres busca uma peruca que seja o mais próximo possível do visual anterior ao tratamento. Para isso o Rafaela Leite, consultora de imagem da Crown Wigs recomenda que a paciente busque a atendimento assim que a equipe médica inicie o tratamento. “É importante para que possamos ter o próprio cabelo da cliente como referência de modelo para peruca, dessa forma ela poderá se adaptar ao uso da peruca mesmo tendo ainda os seus próprios fios, até por uma questão psicológica é mais fácil aceitar a perda dos cabelos depois de ter a segurança que já tem à sua disposição uma peruca muito parecida com o seu cabelo atual”, ensina.

Os modelos de alto-padrão também podem ser comprados pela internet. A loja online da Crown Wigs conta também com atendimento especializado e individualizado para ajudar cada cliente a escolher o modelo que mais agrada, oferecer auxílio, dicas e esclarecer. O principal é com a manutenção, mas os cuidados com a peruca são simples: lavagem feita de 15 em 15 dias com água fria, usando shampoo e condicionador normalmente.

As visitas ao ateliê podem ser agendadas por telefone e pelo site da empresa. Os modelos para venda online também estão disponíveis no endereço: http://www.crownwigs.com.br/

Autoestima, imagem e tratamento do câncer – por Dr. Felipe Ades, Médico oncologista no Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Centro Paulista de Oncologia

Nos últimos anos tivemos muitos avanços no tratamento do câncer de mama. Hoje as taxas de cura podem exceder os 90% quando o câncer é descoberto no início. Cirurgias menores, tratamentos medicamentosos mais precisos e a melhorias das técnicas de radioterapia têm aumentado consistentemente os resultados positivos do tratamento. No entanto o impacto psicológico do diagnóstico e tratamento permanecem. Confrontar-se com uma doença grave e a incerteza do sucesso do tratamento é uma situação que causa muita angústia. Há também todo o simbolismo do tratamento da mama e o impacto, tanto estético quanto psicológico, da cirurgia da mama e da perda dos cabelos durante o tratamento, quando é necessário o uso de quimioterapia.

Endereçar estes problemas é parte ativa do tratamento. Para a maioria das mulheres a perda dos cabelos traz importante impacto negativo na qualidade de vida, indo além da estética e também interferindo na autoimagem, sexualidade e vida cotidiana.

Existem diversas medidas que podemos tomar para minimizar este efeito colateral. Sempre que possível, e disponível, pode-se tentar usar a touca gelada, que previne, em parte, a perda dos cabelos. Para tratamentos mais intensivos, este método não é tão eficaz. Neste momento o uso de perucas é uma alternativa que pode resgatar a autoestima e tornar o tratamento menos penoso. Os resultados estéticos são em geral muito satisfatórios e, nas mãos de fabricantes habilidosos, bastante semelhantes com os cabelos de cada mulher.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário