Outubro Rosa | Diagnóstico precoce e Tratamento

O mês de outubro é dedicado à conscientização do câncer de mama. De acordo com estudos, se diagnosticado no início, este tipo de câncer tem até 90% de chance de cura. Além do diagnóstico precoce, o acesso à informação e ao tratamento são importantíssimos para evitar problemas e até falência.

Para promover e disseminar a importância da prevenção à doença, o Hospital Moriah, localizado em Moema, São Paulo, ganhou uma iluminação rosada neste mês por conta da campanha de conscientização. Além de iluminar o jardim e a fachada em prol da causa, o hospital oferece condições especiais para exames preventivos e cirurgias de mama

Foto: Divulgação

“Sabemos que além do diagnóstico precoce, o acesso à informação e ao tratamento são de extrema importância. E por isso, nesse mês, estamos oferecendo os principais exames para diagnóstico da doença como o ultrassom das mamas e mamografia, além da cirurgia plástica de mama”, destaca o cirurgião plástico responsável pelo Centro de Referência em Cirurgia Mamária do Hospital Moriah, Dr. Alexandre Mendonça Munhoz (CRM 81.555).

Abaixo os médicos da Docctor Med, rede de clínicas populares, respondem a algumas das principais dúvidas sobre o assunto:

1) Quais são os principais sintomas do Câncer de Mama?
Esse talvez seja um dos maiores problemas na detecção da doença, esse câncer é silencioso, é difícil descobri-lo por sintomas já que fisicamente não acontece muita alteração com o corpo e não causa dor, por isso a importância do autoexame e a consulta ao ginecologista todo ano fazendo os exames regularmente e ficando sempre atenta.

2) Qual a faixa etária que concentra maior risco?
A partir dos 40 anos as mulheres devem ter maior atenção ao câncer de mama, mas se houver algum histórico familiar já é indicado começar os autoexames a partir dos 35 anos.

3) O Câncer de Mama é hereditário?
10% dos casos de câncer de mama acontecem por fatores hereditários (que passa de mãe para filha) já os 90% restantes acontecem devido a fatores reprodutivos e maus hábitos de vida.

4) Existe um médico especialista no assunto? Sim, o mastologista, mas inicialmente devemos procurar o ginecologista, é esse profissional que vai encaminhar a paciente para fazer a primeira mamografia e, caso houver algum problema no resultado do exame como por exemplo o encontro de algum cisto ou nódulo, o ginecologista indica a paciente para um mastologista.

5) Qual a diferença entre cisto e nódulo?
Os cistos são formados por líquidos e são sempre benignos. Se forem pequenos, o médico vai tratá-los com remédios; se forem maiores, é preciso fazer uma punção, que retira o líquido de dentro do cisto. O importante é você saber que um cisto nunca será capaz de virar câncer, já o nódulo significa caroço ou tumor – que pode ser benigno ou maligno. Se for benigno, dá para viver com ele; se for maligno é câncer e pode exigir cirurgia. Vale lembrar que dificilmente um tumor benigno vira maligno ou vice-versa.

Sobre o Hospital Moriah
Hospital Moriah, localizado em Moema em São Paulo, é um dos mais novos e modernos centros médicos-cirúrgicos de alta complexidade do Brasil, com a proposta de inovar a atenção à saúde neste segmento. A estrutura compacta favorece o acolhimento e o atendimento humanizado e proporciona uma nova relação entre pacientes, médicos, enfermeiros e profissionais da saúde, com recursos tecnológicos de última geração. A hotelaria de alto padrão é outro diferencial, planejada para que pacientes e seus familiares sintam-se confortáveis durante a estada no hospital.

Compartilhe:

Deixe um comentário